Bobó de Cenoura e Pupunha na Miniabóbora

Este prato fica ainda mais gostoso quando servido com arroz branco cremoso com coco fresco ralado e farofa caprichada com azeite de dendê

Acarajé, moqueca, bobó… É verdade que todos esses pratos levam saborosos frutos do mar em suas receitas, mas, neste caso, você perceberá que nesta versão veggie do tradicional bobó de camarão, com os temperos e acompanhamentos certos, o camarão não faz falta. A cenoura e o palmito pupunha substituem os camarões, um preparo perfeito para aqueles que não comem frutos do mar. Garanto que mesmo os apreciadores de pescados e frutos do mar vão adorar! Dica: harmonize com Sauvignon Blanc bem fresco e ácido, porque a acidez desses vinhos faz um contraste delicioso com a untuosidade da mandioca e o leite de coco, além de ressaltar também o coentro. O prato fica ainda mais gostoso quando servido com arroz branco cremoso, com coco fresco ralado e farofa caprichada com azeite de dendê. A abóbora não é apenas decorativa, ela acrescenta mais sabor ao prato. Pode cortar, desmontar e se deliciar sem dó nem piedade!

RECEITA
Bobó de Cenoura e Pupunha na Miniabóbora
Com arroz de coco e farofa de dendê

RENDIMENTO – 3 porções

INGREDIENTES
4 miniabóboras (porção individual) ou uma abóbora moranga tamanho normal
1 kg de mandioca sem casca
1 cebola picada
1 tomate sem pele e sem semente
150 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de azeite de dendê
1 maço de coentro
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura
1 vidro pequeno de palmito pupunha
Pimenta e sal a gosto

PREPARO
1 – Leve as abóboras no micro-ondas por 5 minutos ou até que amoleçam o suficiente para que sejam cortadas sem dificuldade. 2 – Com uma faca, corte uma tampa superior em cada uma delas e retire as sementes e a polpa. Reserve.
3 – Corte a mandioca em pedaços e deixe cozinhar na panela de pressão.
Enquanto a mandioca cozinha, refogue o tomate e a cebola no azeite.
4 – Quando a mandioca estiver macia, bata no liquidificador junto com o tomate, a cebola, o leite de coco e o azeite de dendê. Dica: bata apenas o suficiente para que os ingredientes se misturem bem, para que a mandioca fique mais grossa, quase como um purê. Se preferir o bobó mais liquido, bata por mais tempo. 5 – Corte a cenoura e o palmito pupunha em rodelas e cozinhe apenas o suficiente para ficarem ao dente. 6 – Acrescente-os na mistura e tempere com coentro, pimenta e sal a gosto. 7 – Com a ajuda de uma concha, recheie as abóboras com o caldo. Sirva imediatamente com arroz de coco e farofa de dendê.

MATETIC CORRALILLO SAUVIGNON BLANC 2016
PAÍS: Chile
REGIÃO: Vale San Antonio
UVA: 100% Sauvignon Blanc
ÁLCOOL: 13,5%
PRODUTOR: Viña Errazuriz
Amarelo bem clarinho, tem aromas de frutas cítricas, uma nota de ervas frescas e agradável mineralidade. No paladar, muito frescor, acidez bem presente e final redondo. Escolhido para acompanhar o Bobó de Cenoura e Pupunha na Miniabóbora, é um vinho que combina também com uma variedade de pratos de frutos do mar, como salada de camarões com folhas verdes, lula no bafo, carpaccio de salmão fresco, pescados grelhados e ceviche.

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados