Bolo de cacau e vinho branco

O que acontece quando você desafia a regra de harmonização e se apega a um doce de chocolate ao lado de um copo de Chardonnay, todas as sextas. Por Viviane Zandonadi

Chocolate e Chardonnay combinam? A rigor, não. Mas, talvez, sim. Foto: Viviane Zandonadi
Chocolate e Chardonnay combinam? A rigor, não. Mas talvez sim. Foto: Viviane Zandonadi

Às sextas possíveis, no fim de tarde, gosto de passar em uma unidade paulistana da Le Pain Quotidien que atravessa meu caminho. Sem olhar o cardápio, peço meu combinado habitual para fechar a semana: água com gás, uma fatia de bolo de cacau e um copo de vinho branco.

Nessa parada para ler e pensar na vida, parece que tudo está em seu lugar. Ótima ilusão. Não importa que, quando terminar meu idílio, eu logo estarei no meio de um engarrafamento.

Eu sei que doces e sobremesas à base de chocolate pedem um vinho doce e forte. No entanto, contrariando os estudos e as recomendações dos especialistas, meu gosto transgressor não prejudica em nada a experiência. Se tem alguma moral nisso tudo eu não sei, mas quando o tempo e a autoindulgência permitem, o que eu encontro ali é a melhor pausa, o melhor bolo e o melhor vinho para fechar a semana.

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados