Brazil Wine Challenge

A 9ª edição do evento premiou 193 rótulos de nove países. Destaque para o Brasil, o Chile e Portugal, que dividiram o pódio com a conquista de oito Medalhas Gran Ouro, destacando a qualidade e a consistência das amostras participantes.

Organizado pela ABE, a Associação Brasileira de Enologia, o Brazil Wine Challenge recebeu nada menos que 611 amostras de vinhos provenientes de 18 países de seis continentes. Do total de amostras recebidas, 193 foram premiadas, sendo oito vinhos com medalhas Gran Ouro (de 93 a 100 pontos) e 185 rótulos com Medalha de Ouro (de 88 a 92 pontos). Dos 18 países representados, nove tiveram rótulos classificados entre os 30% reconhecidos com as maiores pontuações. O grande destaque ficou com o Brasil, Chile e Portugal. O trio de países conquistou o maior número de medalhas, além de dividir o pódio das Gran Ouro.

Seis júris deram a volta ao mundo através dos vinhos, em 13 horas de degustações dividida em três manhãs. De taça em taça, cada mesa degustou em média, 34 amostras diárias, numa maratona que passeou entre vinhos brancos, tintos e rosés, espumantes, doces e até mesmo alguns destilados. O silêncio que tomou conta do Centro de Eventos do SPA do Vinho, Hotel & Condomínio Vitivinícola somente foi quebrado com aplausos sempre que uma amostra atingia notas superiores. “É uma alegria para nós, da Associação Brasileira de Enologia, realizar um evento deste porte, reunindo vinhos e espumantes de excelência do mundo inteiro. Poder conferir uma Gran Medalha de Ouro é motivo de comemoração, pois exalta a qualidade do produto, independente de sua bandeira”, disse o presidente da ABE, o enólogo Edegar Scortegagna.

Único concurso no Brasil com a chancela da OIV, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho e da UIOE, a União Internacional de Enólogos, o Brazil Wine Challenge  chega a sua nona edição com a maior representatividade de sua história, despontando como um importante e respeitado concurso internacional de vinhos das Américas. “Produtores do mundo todo reconhecem o potencial do mercado brasileiro, e o Brazil Wine Challenge é, com certeza, a maior vitrine de vinhos do país”, salienta Scortegagna.

Para a vice-presidente da OIV, Cláudia Quini, o concurso é importante tanto para os produtores de vinhos dos 18 países participantes quanto para o mercado vitivinícola. “O evento é balizador e uma importante ferramenta de divulgação. Integra o calendário da OIV e é regido por normas internacionais, desde a entrega dos vinhos com apenas duas pessoas tendo contato com os produtos, até regras rígidas de temperatura e degustação. Portanto, é um dos principais momentos dos vinhos no Brasil e na América Latina”, ressalta Cláudia.

O presidente da Associação dos Enólogos do Chile, Eugênio Lira, que representou a UIOE no evento, enfatiza o alto nível técnico do concurso. “A avaliação seguiu critérios rígidos e isso é fundamental para o trabalho dos enólogos e para o mercado. A qualidade técnica dos enólogos brasileiros há de ser reverenciada. Os espumantes brasileiros têm mostrado excelente qualidade e os vinhos vêm evoluindo de forma muito rápida e consistente nos últimos anos. As vinícolas têm tecnologias e técnicas compatíveis com o que há de melhor no mundo”, segundo Lira.

O concurso contou com um sistema de avaliação totalmente informatizado, que garantiu agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado desde a edição de 2010, o sistema posiciona a avaliação entre as mais organizadas do mundo.

Nessa época do ano, as vinhas estavam com sua folhagem amarela. As tardes frias e de cores contrastadas foram um deleite visual para os participantes, que se hospedaram no mesmo lugar onde aconteceu o concurso, em meio aos vinhedos do belo SPA do Vinho, Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Brazil Wine Challenge

Texto: Johnny Mazzilli