Primeira cerveja brasileira feita com cacto é do Sertão Nordestino

Conheça a Cacto Beer, a primeira cerveja brasileira feita totalmente com a planta

cacto-beer

A primeira cerveja brasileira feita totalmente com cacto surgiu em Santana do Ipanema, há 209 km de Maceió, uma cidade do Médio Sertão Alagoano. O empresário Tiago Barros é do ramo dos restaurantes, sempre vendeu cerveja artesanal e, apaixonado pela bebida, decidiu deixar de apenas vender para começar a produzir.

“Tudo começou no ano passado, após uma reunião que tive com o chefe de cozinha Timóteo Domingos, alagoano radicado em Canindé de São Francisco e especialista em gastronomia com cactos, e o mestre cervejeiro de Aracaju, Raoni Matos, experiente na área de bebidas e que já produziu outras cervejas em seu estado”, conta Tiago.

A parceria resultou na criação da Camonga Cervejas Criativas, sociedade composta por Tiago Barros e Raoni Matos. A menina dos olhos da empresa é a Cacto Beer, primeira criação e campeã de vendas, que foi oferecida para o público inicialmente durante a Copa do Mundo de 2018. “Ele já tinha provado uma cerveja de cacto na Bélgica e sugeriu reproduzir com o mandacaru, uma espécie nativa da caatinga. Fizemos três testes até chegarmos à receita ideal”, explica Raoni.

Sucesso instantâneo

A primeira produção foi de 300 litros, vendidos no restaurante de Tiago. A cerveja fez sucesso entre os clientes, o que deu ânimo para os amigos fundarem a cervejaria, que conta com os rótulos Candinho (Black Ipa), campeã do Oktoberfest Sergipe de 2017, e Carcarapa (Apa).

A Cacto Beer é feita com o cacto mandacaru inteiro, que é colhido, tem seus espinhos removidos e é cortado em pedaços antes de ir à panela para ferver. Depois, é acrescentado o lúpulo americano, resultando em uma Blond Ale esverdeada com 4,2% de teor alcoólico, corpo leve e sabor frutado.

“A cerveja tem gosto de sertão, difícil explicar com o que ela se parece. Mas você consegue beber sem pesar”, conta Tiago.

Onde encontrar

A Cacto Beer é vendida em garrafas de 500 ml e custa a partir de R$ 15; atualmente, é vendida na loja da fábrica da Hop Bros, onde é produzida, e no restaurante Oishi Sushi, em Santana de Ipanema. O plano dos amigos e sócios é levar a criação para outras lojas na Bahia e em Sergipe em breve.

Também é possível encomendar o rótulo pelo telefone (82) 99676-0849 ou no perfil no Instagram da cervejaria.

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados