Como ser o anfitrião perfeito quando você receber seus amigos?

Com as dicas que reunimos aqui, as reuniões na sua casa serão inesquecíveis!

petiscos para receber amigos

Quem aí não adora reunir os amigos para curtir os prazeres simples da vida, como jogar conversa fora e apreciar a companhia de quem a gente gosta? Pois, embora seja possível fazer isso em mesas de bares e restaurantes, a verdade é que receber em nossas casas proporciona oportunidades de que esses momentos sejam muito mais descontraídos e memoráveis. No entanto, nessas ocasiões, é necessário pôr à prova as nossas habilidades como anfitriões. E você quer saber mais sobre a arte de receber bem? Então confira a seguir as dicas que nós aqui do Clube do Paladar reunimos!

1 – Começando do começo

Antes de planejar o que servir e se lançar ao preparo do encontro, é necessário pensar no número de pessoas que você pode acomodar na sua casa e quanta gente você se sentiria confortável em receber. Se você não conta com muito espaço e tem um orçamento limitado, obviamente não é aconselhável bolar um banquete enorme e super-requintado. Além disso, pense em algo que seja a sua cara, que faça os seus amigos se sentirem acolhidos e que não mate você de estresse durante a organização. E, especialmente se você não tiver muita experiência como anfitrião, mantenha as coisas simples.

2 – Garanta que todos se sintam bem-vindos

É importante, mesmo que os seus convidados saibam onde você mora, enviar a todos o seu endereço e pontos de referência, se for o caso. Hoje em dia, com o advento dos aplicativos de celular, basta criar um grupinho e encaminhar todas as informações – o que, de quebra, contribui para que todos se sintam bem-vindos por antecedência e confirmem presença. Aliás, você pode aproveitar para se informar sobre possíveis alergias ou restrições alimentares, para não cometer gafes ou errar na montagem do cardápio.

(Fonte: Pexels)

3 – Falando em cardápio…

Mesmo que você mande superbem na cozinha, é melhor não fazer os seus amigos de cobaia e testar receitas novas justamente nessas ocasiões, especialmente se elas forem mais elaboradas! Selecione pratos simples, que não demandem trabalho demais e que você já tenha preparado antes, e não se esqueça de servir aperitivos – como seleções de queijos, frios e frutos secos, que sempre agradam. Certamente os seus convidados apreciarão o seu cuidado com todos.

Dependendo da quantidade de pessoas que você irá receber, caso alguém pergunte, não há nada de errado em propor que, quem deseje, leve bebidinhas, petiscos e quitutes. Caso a ocasião peça vinhos, mantenha as garrafas a uma temperatura adequada e abra um par delas com antecedência para a bebida “respirar”. Também é bacana pensar em uma sobremesa ou um doce para o final do encontro, para servir com cafezinho ou um bom Porto, por exemplo. E aqui vai uma dica de ouro: se organize na preparação para não se estressar e tudo estar prontinho para quando os seus convidados chegarem.

4 – Vestindo a casa

A decoração não precisa ser supersofisticada, não! Como a ideia é manter o clima de descontração e que todos se sintam à vontade, escolha elementos neutros e enfeite o centro da mesa com objetos simples e pouco volumosos – pois você não vai querer os seus amigos torcendo o pescoço para conversar uns com os outros, certo? E é sempre válido providenciar uma playlist para embalar a ocasião, uma vez que a música é uma das formas mais simples de criar um ambiente descontraído (e preencher silêncios). Só não exagere no volume!

(Fontes: Pexels)

5 – Toques importantes

• Quando os seus convidados chegarem e você os receber com o típico “sinta-se em casa”, diga isso de coração e aspire para que todos realmente se sintam acolhidos e confortáveis.
  • Apesar de todo anfitrião querer que os encontros sejam perfeitos, lembre-se que o que mais importa – e o que os amigos guardarão na memória – são os momentos felizes vividos com os seus convidados, e não se a comida era suntuosa ou se a sua casa estava imaculada.
  • E, apesar de toda a preparação envolvida e de todo o esforço que você investirá para que os seus convidados tenham uma experiência incrível na sua casa, é vital que você também curta o momento e aproveite cada minuto com os seus amigos. Um bom vinho sempre ajuda a tornar esses encontros ainda mais memoráveis, então não deixe de conferir a seleção aqui do Clube do Paladar!

Autoria: Maria Luciana Rincon y Tamanini.