Drinks com vinho: confira 5 opções para agradar a todos os paladares

Quem disse que vinhos não podem ser ingredientes versáteis?

drinks com vinho

Se você é fã de vinhos, mas sente receio ao criar drinks com a bebida, não tema! Existem inúmeras opções de coquetéis deliciosos e sofisticados que são preparados a partir desse ingrediente.

Confira cinco receitas para provar sozinho ou impressionar seus convidados. Preparado para brindar?

1. Bishop Cocktail

Esse clássico leva uma mistura de vinho tinto e rum e, na opinião de alguns, trata-se de uma sangria simplificada. A receita vem de uma impressão de meados da década de 1930 do famoso guia de preparo de drinks “The Old Waldorf-Astoria Bar Book”, de A. S. Crockett, e costuma agradar a todos os gostos.

Ingredientes
Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, bata bem e sirva em uma taça de vinho tinto.

2. Kir e Kir Royale

Kir e suas variações são velhos conhecidos daqueles que apreciam drinks frescos; nesse caso, a bebida é adoçada e enriquecida com o sabor do cassis, que combina superbem com vinhos brancosespumantes e champagne. Já a escolha da bebida para a base do coquetel depende do gosto de cada um, mas, tradicionalmente, os vinhos brancos secos são os mais indicados.

Ingredientes
  • 10 ml crème de cassis
  • 90 ml de vinho branco seco (ou champagne, no caso do Kir Royale)
Preparo

Em uma taça de vinho banco, coloque o crème de cassis e delicadamente preencha com o vinho branco. O sabor da bebida pode ser ajustado de acordo com o paladar, e uma maior quantidade de licor de cassis deixará o drink mais doce. Ademais, como se trata de um coquetel leve, é uma opção perfeita para ser servida com aperitivos antes da refeição principal.

3. Spritzer de vinho branco

Apesar do nome “difícil”, o Spritzer de vinho branco é um dos coquetéis mais fáceis de se preparar. São necessários apenas três ingredientes: ChardonnaySauvignon BlancPinot GrigioGewurztraminer ou Reisling, por exemplo, água com gás e gelo — e o segredo é que ambos estejam extremamente gelados. Além disso, apesar de as quantidades das bebidas poderem ser ajustadas para agradar gostos pessoais, normalmente as proporções são 3 para 1.

Ingredientes
Preparo

Encha uma taça de vinho branco com gelo, coloque o vinho, preencha com a água com gás e decore com um twist de casca de laranja ou de limão siciliano antes de servir.

4. Mimosa

Conhecido em todo o mundo e uma opção perfeita para coquetéis em brunchs e ocasiões mais elegantes, mimosa é um drink simples e superfácil de preparar, feito à base de suco de laranja e espumante, champanhe ou prosecco.

Ingredientes
  • 90 ml de espumante gelado
  • 30 ml de suco de laranja
Preparo

Coloque o espumante em uma taça de champagne, preencha com o suco de laranja e use uma rodela de laranja para deixar o drink mais charmoso.

5. Sangria

Sem dúvidas uma das bebidas feitas à base de vinho tinto mais conhecidas que existem, a sangria é perfeita para reuniões familiares ou entre amigos. Apesar de fácil de preparar, é preciso deixar os ingredientes macerando antes de servir. E ela é sucesso garantido.

Ingredientes
  • 1 litro de vinho tinto
  • 1 litro de refrigerante sabor limão
  • 2 pêssegos
  • 1 maçã
  • 1 pera
  • 1 limão
  • 1 laranja
  • 1 ramo de canela
  • 4 colheres (sopa) de açúcar (opcional)
  • 1 cálice de conhaque ou Cointreau (opcional)
Preparo

Descasque e pique todas as frutas em cubinhos. Em um recipiente grande o suficiente, coloque o vinho, o açúcar, a canela e o conhaque ou Cointreau. Deixe os ingredientes macerando por aproximadamente 2 horas e, por último, adicione o refrigerante. Sirva bem gelado!

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados