Drinks: receitas com diferentes tipos de vinho

Saiba quais são os melhores vinhos para serem usados na preparação de drinks

drinks com vinho

O vinho, produzido a partir de diferentes uvas, é uma bebida de importância econômica, elemento fundamental na gastronomia e na cultura, parte de diversas celebrações e rituais religiosos. Além disso, é um ótimo atrativo turístico, reunindo pessoas em diversas regiões e países para diferentes experiências e atividades de enoturismo.

A maioria das pessoas aprecia a bebida em sua versão tradicional, servida pura em taças. Os vinhos tintos, os favoritos dos brasileiros, possibilitam várias harmonizações com queijos e carnes e são os mais clássicos em sua forma de consumo. Mas os vinhos em geral não precisam ser bebidos apenas puros, já que a bebida permite a criação de uma variedade de drinks para diversas ocasiões.

(Fonte: Shutterstock)

Drinks com vinho

A sangria é uma ótima opção para dias mais quentes por sua refrescância, feita com frutas misturadas a vinho, que pode ser branco ou tinto. Alguns rótulos indicados são o branco San Marzano Il Pumo Sauvignon Malvasia 2017 e o tinto Mazzei Poggio Badiola Toscana IGT 2016.

A mimosa, de combinação simples, feita com espumante e suco de laranja, é ótima para o verão, assim como o Bellini, feito com espumante e suco de pêssego, ambos muito bons se preparados com o espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage.

Também pode ser feita uma limonada com vinho tinto seco, soda, açúcar e suco de limão. Até mesmo a famosa caipirinha brasileira pode ser feita com vinho: ½ dose de cachaça, 150 ml de vinho branco Casal Branco Terra de Lobos Corte 2015, 1 colher (sopa) de açúcar e suco de 1 limão.

O spritz, que tem se tornado popular recentemente, também é uma opção leve, de receita fácil de ser executada: suco de laranja, vinho branco, Campari, água com gás, uma rodela de laranja e gelo.

(Fonte: Shutterstock)

Também é possível fazer receitas com vinho do Porto, que é bastante utilizado na coquetelaria, considerando sua combinação de álcool e açúcar, muito útil para encorpar receitas. Um exemplo é o chamado locomotiva, feito com mel, gema de ovo, vinho do Porto e licor de curaçau — um pouco exótico, mas também fácil de preparar.

Não muito popular no Brasil, o ponche é um ótimo drink a ser servido em festas ou ocasiões com mais pessoas por ser uma receita para preparo em jarras, já que a porção é maior. É a mistura de uma garrafa de vinho tinto suave inteira, que pode ser o tinto Vistamar Brisa Cabernet Sauvignon 2017, com soda limonada, pêssego em calda, maçã, laranja, raspas de limão, essência de baunilha, canela e cravo.

Além dessas combinações, há diversas outras receitas que podem divertir e surpreender o paladar dos amantes de boas bebidas.

 

Autoria: Flávio Motta Coutinho.

Veja mais sobre

Posts relacionados