França à mesa

França à mesa :Mais de 3300 restaurantes em 150 países brindaram o Goût de France. Somente uma cozinha chancelada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é capaz de promover uma celebração global tão ampla de sua gastronomia.

França À Mesa

Inspiradora, complexa, simples, sofisticada, diversa, criativa e natural. Pense em um predicado que descreva a experiência de comer e, prontamente, surgirá um exemplo francês que se encaixará com perfeição à descrição. A gastronomia francesa tornou-se instituição mundial, e sua riqueza passou a ser celebrada no evento anual chamado Goût de France (Gosto de França), que une milhares de restaurantes, em cinco continentes, para celebrar uma das identidades culturais mais expressivas do planeta.

Em sua 4a edição o Goût de France – comemorado no último dia 21 de março – teve como grande homenageado, um dos maiores artistas que a gastronomia já conheceu: o chef francês Paul Bocuse, falecido em janeiro passado, ele deixa um legado cultural inquestionável. Admirado por toda classe de profissionais franceses, sua figura icônica, inspirou grande chefs pelo mundo.

O evento, promovido pelo governo francês, em conjunto com o chef Alain Ducasse, foi inspirado em Auguste Escoffier, que em 1912 criou jantares de ‘Epicuro’, uma proposta de fazer o mesmo menu, no mesmo dia e em diferente cidades do mundo.

Este ano a data comemorativa também foi inspirada na cozinha da região de Nouvelle-Aquitaine (Nova-Aquitânia), no sudoeste do país. Famosa por ser terroir de alguns dos vinhos mais caros do planeta (Bordô é a capital), por produtos de alta qualidade como o queijo Ossau Iraty, a manteiga Charentes-poitou, e de incríveis trufas e ameixas. Também é celeiro de mais de 20 restaurantes com estrelas Michelin, espalhados por cidades e pequeninos vilarejos.

Franco-brasileira

Por aqui a participação de restaurantes também foi expressiva, com mais de 80 casas, sendo 30 na grande São Paulo. Na lista, nomes tradicionais como Le Casserole e Parigi abraçaram a data ao lado de endereço badalados como o Skye e Le Bife.

O Esther Rooftop, do chef midiático, Olivier Anquier também montou um menu especial criado por seu sócio, o também chef e wine connoisseur, Benoit Mathurin. O simpático francês, que vive em São Paulo a quatro anos, propôs um menu harmonizado, privilegiando vinhos orgânicos e biodinâmicos. “É uma oportunidade especial de celebrarmos a gastronomia francesa, aproximando essa cultura da identidade do Esther que muitas vezes não é lembrado como francês. Foi também uma chance de montarmos um menu degustação com vinhos de nossa carta, algo que raramente oferecemos”, comentou Benoit, na noite do evento.

No menu comemorativo (R$ 345), o chef propôs seis pratos, casados com seis diferentes vinhos. O Amuse-bouche, trouxe ostras gratinadas com creme de cogumelos e sabayon, que se integraram ao Muscadet Cotês de Grandileu sur Lie (2016), da casta melon de Bourgogne.

Outra proposta de casamento perfeito foi o salmão gravlax, purê de abacate e limão, com ovas de peixe e cinza de alga, sintonizado com um vinho natural do Languedoc-Roussillon, o Domaine Jean Philippe Padié (2015), 100% Maccabeu.

Entre os pratos principais, uma ousada, mas correta harmonização entre Timos, com molho de lagonstin, mexilhões e alho poró queimado, que conversou instensamente com um Beaujolais (2015) da uva gamay, produzido pela filosofia Natural (além do orgânico), feito por Domaine Christophe Pacalet.

Benoit usou de um exemplar biodinâmico, o Ju de Vie (2015), da Domaine de la Graveirette como parceiro de queijos de Florianópolis, servidos com compota de ameixas.

Todos os menus especiais foram apresentados apenas no jantar do dia 21 de março. Entre os 80 no Brasil estiveram também: Bistrot de Paris, Chef Rouge, Escola Laurent Suaudeau, Lapin Café et Bistrot, Le Vin Bistro, Les Amis Bistrô, Ópera Morena, Rendez-vous, Sarrasin, Tartar & CO, TasteIt Food & Lounge, Tonton. A quinta edição do evento em 2019 promete ser ainda mais ampla, quem perdeu coloque na agenda.

Repórter: Carlos Marcondes/ Fotos: Divulgação

Receba mais conteúdo por e-mail