Minibolo Vegano Natalino de Chocolate

O Natal tá quase chegando. Que tal uma receita deliciosamente diferente para a sua ceia?

Independentemente de quão atribulado seja o seu fim de ano, com certeza ainda dá tempo de fazer esse minibolo de chocolate e framboesa bem natalino. As festas são sempre um ótimo momento de confraternização entre amigos e família e há chance de reunir todo mundo para celebrar.

Claro que a comida e o vinho entram como protagonistas dessa história. Quer acabar com o bom humor de um convidado vegetariano ou vegano rapidinho? Esqueça-se de incluir um prato que ele possa comer.

Depois de muitos natais tentando explicar para a minha avó (em vão) o conceito de uma ceia vegetariana, ou pelo menos de uma ceia na qual exista algum prato vegetariano, cansei de sofrer e comecei a por a mão na massa. É uma liberdade enorme saber que não passo mais sufoco!

E digo mais: preparar uma opção vegana, diferente da convencional, vai ser garantia de sucesso entre todos, inclusive entre quem não tem restrições à comida, e os seus amigos que não comem produtos de origem animal vão se sentir contemplados.

Para esta edição de Clube Paladar, decidi compartilhar uma receita da minha parte favorita da ceia: a sobremesa. Este bolo de cacau pode ser feito em tamanho normal, mas a versão míni é um charme e permite comer sem culpa. Recheei com geleia de frutas vermelhas feita em casa, mas você pode rechear com mais chocolate, damasco ou outro sabor de sua preferência.


Minibolo Vegano Natalino de Chocolate
INGREDIENTES

Para a massa
1 xícara de chá de cacau em pó
1 xícara de chá de fécula de batata
2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá rasa de fermento
½ xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite vegetal
1 colher de chá de vinagre branco

Para a Geleia
100 g de framboesa (1 xícara)
60 ml de suco de laranja (1/4 xícara)
1 colher de  xarope de bordo ou melado de cana
Um punhado de cravo (opcional)
1 colher de sopa de sementes de chia

Para a cobertura
2 barras de chocolate sem leite
Frutas vermelhas para decorar
1 colher de café de óleo de coco

Preparo

Massa
1 – Em uma tigela, peneire o cacau, as farinhas e o açúcar. 2 – Acrescente óleo, o leite vegetal e misture até obter uma massa homogênea. 3 – Acrescente o bicarbonato junto com o fermento e misture. 4 – Junte por último o vinagre, misture novamente e, imediatamente, coloque em uma assadeira untada com azeite ou óleo de coco e enfarinhada. 5 – Leve ao forno pré-aquecido (médio), até que, ao espetar um palito no centro do bolo, ele saia seco. 6 – Deixe o bolo esfriar e, então, com a ajuda de uma forma redonda, corte em pequenos círculos. 7 – Recheie um circulo com 1 colher da geleia e cubra com outro, fazendo um sanduíche.

Geleia
Coloque as framboesas, o suco de laranja, o melado de cana e o cravo em uma panela e aqueça delicadamente por cerca de 10 minutos, até amolecer a framboesa. Amasse as framboesas com um garfo até ficar uma massa homogênea. Junte as sementes de chia e deixe esfriar um pouco, antes de transferir para a geladeira.

Cobertura
Derreta o chocolate e, se precisar, acrescente um pouco de leite vegetal. Com a ajuda de uma espátula, acrescente o chocolate no topo dos bolos e deixe que escorra um pouco. Decore e sirva quando o chocolate endurecer.

 

Nossa Sugestão de Vinhos Para esta Receita

VINHO 1
Porto Tinto Churchill’s Ruby Reserva
PAÍS: Portugal
REGIÃO: Douro
UVAS: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão, Tinta Barroca, Touriga Franca e Tinta Francisca
ÁLCOOL: 20%
PRODUTOR: Churchill Graham
Um Porto sedutor e elegante, com aromas de mirtilo e notas de eucalipto, amêndoa e toques florais. No paladar é untuoso, cheio, com doçura na medida, frutas escuras, notas de frutas secas e frescor. Perfeito com o bolo veggie de chocolate, vai bem também com preparos variados à base de chocolate, como bolos, tortas, sorvetes ou mesmo uma barra de chocolate amargo, bem como tortas e doces variados e, por contraste, combina magnificamente com os queijos Roquefort e Gorgonzola.

VINHO 2
Morandé Late Harvest 2015
PAÍS: Chile
REGIÃO: Valle de Casablanca
UVA: 100% Sauvignon Blanc
ÁLCOOL: 15%
PRODUTOR: Viña Morandé

Um vinho dourado e sedutor, a começar por sua cor intensa. Nos aromas, mel, damasco e fruta em calda. No paladar, é exuberante, com ótima doçura, acidez equilibrada e com notas de damasco e frutas secas. Perfeito para o bolo natalino de chocolate, vai muito bem com bolo de nozes e massa branca, pudins, suspiros, manjares, frutas em calda ou cristalizadas, torta de amêndoas, sorvete de creme e pavês variados. Também combina, por contraste, com queijos azuis, como Roquefort e Gorgonzola doce.

Vick Romano

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados