Molesón de Cunha

Um queijo de origem suíça é elaborado com excelência por um produtor na pequena e bucólica cidade de Cunha, a 250 quilômetros de São Paulo

Moléson do Café Capril

Já mostramos aqui no Clube Paladar as belezas da pequena e polivalente cidade de Cunha, no interior paulista, a 250 quilômetros da capital. Situada na confluência das serras da Bocaina e da Quebra Cangalha, Cunha é uma das poucas estâncias climáticas de São Paulo e um dos municípios com maior área geográfica do estado. Cada vez mais, a cidade é procurada por turistas em busca de paz, sossego, paisagens verdejantes, arte e boa comida. Por muitos anos, a estrada que ligava Cunha à mundialmente famosa Parati esteve arruinada e com trânsito restrito a motocicletas e carros de tração. No ano passado, a via foi restaurada e reaberta. Agora, cada vez mais gente visita essa pequena e belíssima cidade, em busca de suas belezas naturais, sua incrível cerâmica Noborigama e sua gastronomia variada.

Nos arredores da cidade há uma pequena criação de cabras, o Café Capril, no qual são produzidos alguns queijos de ótima qualidade. Um deles é o Moléson, de origem suíça, produzido na pequena cidade de mesmo nome, ao lado da célebre Gruyères, no cantão de Fribourg. O Moléson é uma montanha de pouco mais de 2.000 metros de altitude, e o nome do queijo é uma homenagem a ela. Ao redor, pequenas queijarias fazem o Moléson e também o Gruyère de forma artesanal.

Esse saboroso queijo apresenta-se normalmente em estágio de meia cura, com aproximadamente 60 dias de maturação, consistência firme e interior branco ou quase branco. Porém, em uma segunda visita, o Clube Paladar encontrou um lote de Moléson com seis meses de maturação, algo pouco usual para esse estilo de queijo. Desta forma, ele estava mais seco, duro e amarelado, com sabor pungente e soltando lascas tal como um parmesão bem curado. Interessante observar que o sabor ainda guardava certa delicadeza dos queijos de leite de cabra, porém com a potência de queijos muito maturados.

Para harmonizar: Vinho Fortificado Tinto Porto Van Zellers VZ Reserve

Café Capril