Passeios culturais para curtir com a família nas férias

Opções para apreciadores de arte, cultura, ciência e natureza em São Paulo

férias em família

O período de férias é ideal para fazer programas variados e apreciar o que as cidades têm de melhor a oferecer. Com menos pessoas nas ruas e mais tempo para aproveitar, passear com a família fica mais fácil e agradável.

Prepare-se para compartilhar novas experiências e conheça uma seleção recheada de opções divertidas na multifacetada São Paulo, conhecida como a capital cultural do Brasil devido aos seus destinos especiais e fascinantes, que agradam crianças e adultos de todas as idades. As férias em família nunca mais serão as mesmas.

Aquário de São Paulo

(Fonte: Shutterstock)

Primeiro aquário temático da América Latina, o Aquário de São Paulo (ASP) tem 15 mil m² e 4 milhões de litros de água onde habitam centenas de espécies do mundo inteiro. Os visitantes podem conhecer suricatos e lêmures da África, raposas voadoras e pítons da Indonésia, cangurus e coalas da Austrália, ursos polares e muitos mais. O espaço, localizado no bairro Ipiranga, é referência em tratamento, bem-estar e manejo de animais.

Planetário Ibirapuera

(Fonte: Shutterstock)

Um dos cartões postais de São Paulo, o Parque Ibirapuera abriga uma série de atrações, entre elas o Planetário Professor Aristóteles Orsini. Com capacidade para 300 pessoas, o local exibe projeções de 40 minutos a 60 minutos destinadas a públicos de todas as idades — estrelas, constelações, planetas e até chuvas de meteoros fazem parte do espetáculo. Para crianças de 5 anos a 12 anos, a produção A janela mágica é imperdível, pois conta a aventura de Joãozinho e seu cachorro Thor, que embarcam por acidente em uma missão rumo ao Telescópio Espacial Hubble.

Museu de Arte de São Paulo

(Fonte: Shutterstock)

Fundado em 1947, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) tem uma coleção com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo produções europeias, africanas, asiáticas e americanas. Além da mostra de longa duração, o museu promove ao longo do ano uma programação com exposições coletivas e individuais organizadas em eixos temáticos. Sua arquitetura, projeto de Lina Bo Bradi, é uma atração à parte.

Museu Catavento

(Fonte: Shutterstock)

Criado em 2009 com o objetivo de apresentar a ciência e a tecnologia de forma instigante para crianças, jovens e adultos, o Museu Catavento é sucesso de público. É dividido em quatro seções: Espaço, Vida, Engenho e Sociedade, com espaços como “Se liga no Lego”, “Viagem ao fundo do mar”, “Nanotecnologia”, “Mundo das abelhas” e “Dinos do Brasil”, que ensinam de forma interativa e divertida. É o passeio ideal para aproveitar em família.

Museu do Futebol

(Fonte: Shutterstock)

Um dos mais visitados do País, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Sua exposição principal apresenta, de forma lúdica e interativa, a chegada do futebol ao Brasil e como ele se tornou parte da nossa cultura, além das principais conquistas da Seleção Brasileira. São oferecidas exposições temporárias e itinerantes. Em 2013, o museu inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, com a primeira biblioteca pública especializada em futebol no Brasil.

Parque Zoológico de São Paulo

(Fonte: Shutterstock)

Com mais de 1,5 milhão de visitantes por ano, o Parque Zoológico de São Paulo é o maior do Brasil, com mais de 2 mil animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados. O visitante pode conhecer animais raros, como orangotango, tigre-de-bengala branco e rinoceronte branco, além de espécies nativas da Mata Atlântica, como bugio e bicho-preguiça. Para uma experiência diferente, uma dica é visitar o Zoo Safári, que abriga cerca de 380 animais em semicativeiro.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

(Fonte: Shutterstock)

Inaugurada no começo do século XX, a Pinacoteca é considerada o museu mais antigo do Estado de São Paulo. Seu projeto arquitetônico único e inesquecível foi feito pelo escritório do famoso brasileiro Ramos de Azevedo. O acervo de quase 11 mil obras reúne obras de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Cândido Portinari e Di Cavalcanti.