Espumantes, brancos e rosés para um piquenique completo

Feriados e fim de semana vêm aí. Tardes longas e luminosas pedem um piquenique com os amigos e a família, onde não pode faltar vinho

A Primavera está quente como o Verão. Nos fins de semana e feriados, são cada vez mais comuns animados piqueniques em parques e praças da cidade, a sombra das árvores ou quando o sol abaixa um pouco e o calor diminui.

Cada vez mais o vinho está saudavelmente presente nestes momentos. Há os piqueniques clássicos, que combinam a toalha xadrez com cesta de vime e muitas comidinhas sobre o gramado. Há os mais despojados, com sanduíches prontos e coolers. Para um piquenique completo, prefira organizar porções de comidinhas leves, como tortas, quiches, sanduíches frios, pães, patês e saladas, além de queijos e embutidos. Não se esqueça das frutas, principalmente uva, maçã, morangos e ameixas. Além dos utensílios de praxe, uma velha e surrada almofada é sempre bem vinda. Repelente, óculos de sol, filtro solar e um boné podem aumentar o conforto. É importante também se informar se o local permite o consumo de bebidas alcoólicas.

Também não pode faltar bastante água, sucos, gelo e, é claro, vinho. Prefira vinhos despretensiosos, brancos delicados e frutados, como Sauvignon Blanc, Macabeo e Chardonnay, que combinam com quase tudo. Vinho verde, espumantes, prosecco e rosés são refrescantes e perfeitos para a ocasião. Na hora de escolher os tintos, prefira os mais simples e versáteis, de corpo leve e que combinam com quase tudo. Prefira garrafas de tampa screw cap, a famosa tampa click, de abertura fácil – do contrário não esqueça o saca-rolhas. Hoje em dia há excelentes taças plásticas inquebráveis, elegantes e perfeitas para piqueniques. Resfrie os tintos um pouco mais que o normal, para maior frescor e para que resistam mais em taça, a céu aberto. Para fechar com chave de ouro, para a sobremesa, uma fresca salada de frutas acompanhada de um branco ou espumante de moscatel bem gelado.

O Clube Paladar selecionou 10 rótulos, entre espumantes, brancos e vinhos de sobremesa, para um piquenique completo e de ótimo custo-qualidade.

VINHOS

ESPUMANTES

Espumante Nocturno Bru Rosé 750 mL

Um espumante rosé floral e festivo, com aromas de cereja e morango, perfeito para comidinhas num dia quente a céu aberto.

Espumante Terra Serena Gran Cuvee Brut 750mL

Aromas de frutas amarelas, como damasco e pêssego, e no paladar, é aveludado e concentrado e com deliciosa acidez. Perfeito para aperitivos e snacks.

BRANCOS

Vinho Branco Ribera Del Segura 2015 750 mL


Aroma fresco de frutas tropicais, com ótima acidez. Excelente para torta de legumes e quiches.

Vinho Branco Romeo Sauvignon Blanc 2016 750mL


Aroma de flores e frutas tropicais, com suave nota de mel. Muito equilibrado, é ótimo para acompanhar saladas.

Vinho Branco Verderol Verdejo 2015 750 mL

Amarelo claro, com aroma de maçã verde e erva-doce. No paladar é elegante e fresco, bom para comidinhas e também para beber sem comida.

ROSÉS

Vinho Rosé Chateau Bouisset 2016 750 mL

Rosa pálido, com aroma de frutas vermelhas. No paladar, é refrescante e levemente adocicado, perfeito para petiscos e comida asiática.

Vinho Rosé Romeo Monastrell 2017 750mL

Aroma frutado com notas florais. No paladar, frutas tropicais suaves e muito frescor.

Victoria Geisse Extra Brut Vintage Rose 750 mL

Excelente espumantização (formação de espuma), com aromas delicados de frutas vermelhas. No paladar, repete-se seu caráter frutado, com frescor e acidez incomuns. Perfeito para todo os momentos e todas as comidinhas de um completo piquenique.

DOCE

Vinho Branco Mancura Etnia Moscato 2016 750 mL

Leve, delicado e aromático. Notas de mel e flores brancas, perfeito para uma fresca salada de frutas.

Espumante Nocturno Dulce Natural 750 mL

Aroma de flores amarelas e frutas cítricas, como abacaxi. No paladar, um toque de fruta em calda, como lichia. Excelente para acompanhar um panetone ou bolo de amêndoas.

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre