Gourmet, mas nem tanto: aprenda como preparar deliciosos sanduíches em casa

Conheça as receitas dos sanduíches gourmet mais famosos (e práticos) do mundo!

sanduiche-crocante

Duas fatias de pão com um recheio entre elas. A lógica é bem simples, mas não engane-se! O ato de fazer um sanduíche guarda muitos segredos e pode não ser tão fácil quanto parece. Esse lanche é o queridinho de muitas pessoas, porque além de prático, ele pode se encaixar em qualquer dieta — basta adaptar os ingredientes.

Antes de partirmos para as receitas e finalmente colocarmos a mão na massa, é importante ressaltar que existem algumas dicas para deixar seu sanduíche (seja ele qual for) irresistível! O chef Felipe Vianna, um dos autores do livro “Sanduíches Especiais: Receitas Clássicas e Contemporâneas”, compartilhou alguns segredinhos valiosos sobre técnicas de montagem.

1. Se o pão possuir uma casa dura ou for consistente, o recheio deve ser mais estável para que ele não escape com a pressão da mordida.

2. Utilize folhas inteiras! Isso evita que as partes picadas da salada percam umidade. Assim, o seu sanduíche continuará suculento.

3. Derreta o queijo sempre sobre outro ingrediente quente, como a carne, por exemplo.

4. Itens mais consistente ficam por baixo e itens menos consistentes, por cima. Dessa maneira, tudo permanecerá em seu devido lugar.

5. Evite colocar itens frescos e delicados, como vegetais e folhas, sobre ingredientes quentes.

Em uma pesquisa, a Hellofood, uma famosa empresa de pedidos de comida online, encontrou os sanduíches gourmet mais requisitados do mundo. A melhor parte — além do sabor — é que prepará-los em casa não é uma tarefa nem um pouco difícil. Agora que você aprendeu todas as dicas necessárias e já está com a faca e o queijo na mão, vamos às receitas!

BLT (Estados Unidos)

Reprodução/Hellofood

O nome curioso é a abreviação de “bacon, lettuce and tomato”. O lanche é o segundo mais famoso da terra do dólar, ficando para trás apenas do clássico pão com presunto. Seus ingredientes são: bacon, alface, tomate, maionese e pão de forma tostado.

Cemita (México)

Reprodução/Hellofood

O seu nome faz referência tanto ao tipo de pão usado, quanto ao sanduíche completo. Seus ingredientes são: pão brioche (ou “cemita”), abacate, carne (geralmente bovina e frita), queijo branco, cebola, ervas, molho de tomate e pimentão.

Croque Madame (França)

Reprodução/Hellofood

Essa é a versão feminina do sanduíche “Croque Monsieur” e o que os separa é  apenas um ovo estalado no topo. Seus ingredientes são: pão de forma, presunto grelhado, queijos (emmental e gruyère), molho bechamel e ovo frito.

Bauru (Brasil)

Reprodução/Hellofodd

É claro que o queridinho dos brasileiros não poderia ficar de fora! Atualmente, existem diversas versões do bauru. A versão mais comum é feita de pão, queijo, presunto e tomate. Os ingredientes da receita original são: pão francês, rosbife, tomate, picles e uma mistura dos queijos prato, estepe, gouda e suíço derretidos em banho-maria.

Falafel (Oriente Médio)

Reprodução/Hellofodd

Sendo um dos pratos vegetarianos mais famosos do mundo, o falafel conta com os seguintes ingredientes: tomate, pepino, cebola, alface, molho apimentado, tahine (uma pasta de sementes de gergilim) e uma pasta de grão de bico processado (temperado com alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho) que deve ser frita.

Vada Pav (Índia)

Reprodução/Hellofood

Esse prato vegetariano gourmet se tornou uma estrela nos fast foods indianos. Seus ingredientes são: hambúrguer vegetariano apimentado feito de “batata vada” (batata coberta com farinha frita) e molho chutney (feito de coco em pedaços, polpa de tamarindo e alho).

E, por fim, para deixar o seu prato ainda mais completo e saboroso, nada como um vinho. Para a ocasião, a recomendação é o Morandé Pionero Pinot Noir ou o Leyda Carménère que podem ser encontrados na loja virtual do Clube do Paladar.

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados