Quando e como ir para serra catarinense

Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim: vá sem pressa. Por Adriana Moreira

Serra do Rio do Rastro Cartão-postal da Serra Catarinense, a estrada que corta a Serra do Rio do Rastro (SC-390) tem 284 curvas em seus 23 quilômetros entre as cidades de Lauro Muller, ao nível do mar, e Bom Jardim da Serra, no alto da montanha. Não é o único caminho para a região, mas, certamente, é o mais bonito. Só não deve ser feito à noite ou com chuva, já que deslizamentos não são incomuns. O ideal é sair cedo, pegar a estrada com calma e parar em quantos mirantes quiser. Caso o clima não esteja favorável, prefira ir pela BR-282. (Adriana Moreira)
Serra do Rio do Rastro Cartão-postal da Serra Catarinense, a estrada que corta a Serra do Rio do Rastro (SC-390) tem 284 curvas em seus 23 quilômetros entre as cidades de Lauro Muller, ao nível do mar, e Bom Jardim da Serra, no alto da montanha. Não é o único caminho para a região, mas, certamente, é o mais bonito. Só não deve ser feito à noite ou com chuva, já que deslizamentos não são incomuns. O ideal é sair cedo, pegar a estrada com calma e parar em quantos mirantes quiser. Caso o clima não esteja favorável, prefira ir pela BR-282. (Adriana Moreira, do Viagem). Foto: Pixabay

No inverno, o frio é uma das principais atrações da região – e, se a neve der as caras, melhor ainda. Mas não é só a possibilidade de observar a paisagem coberta de flocos brancos que atrai os turistas. Vinhos de altitude, muitos deles premiados, se tornaram uma atração deliciosa e indispensável em São Joaquim. Urubici, por sua vez, encanta aqueles que não dispensam o contato com a natureza. Cachoeiras, trilhas e formações rochosas atraem quem gosta de aventura, enquanto Bom Jardim da Serra é pura contemplação. Há três cânions visitáveis na região, que se unem aos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Para combinar as três cidades em um roteiro, não tenha pressa. Vá cantando como Roberto Carlos, “Eu prefiro as curvas…”. E aproveite cada uma delas.

COMO IR À SERRA CATARINENSE: de Florianópolis, siga pela BR-101 até Tubarão e, depois, pegue a SC-390 rumo a Bom Jardim da Serra. São 3h30 de viagem. Outra opção é via BR-282 e SC-416.

VEJA TAMBÉM

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados