Serra Gaúcha: Tour de Harmonização no Dall’Onder

Visitamos a Serra Gaúcha em plena época de colheita das uvas. Um destino incrível, cada vez mais voltado ao turismo enogastronômico, a apenas 1:30h de voo desde São Paulo. Nosso objetivo foi descobrir novas experiências nessa região. Passeios interessantes, além do tradicional, vêm cada vez mais sendo oferecidos pelas vinícolas.

Chegamos a Porto Alegre e seguimos por duas horas ao norte por 120 Km. Subimos os 700 metros de Serra Gaúcha e encontramos o nosso primeiro destino,a aprazível Bento Gonçalves. A antiga Colônia de Dona Isabel, que abrigou a partir do final do século 19 várias famílias de imigrantes italianos, vindos principalmente do Trento (região no Vêneto) recebeu o nome do líder da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves. Com as cidades vizinhas de Garibaldi, Pinto Bandeira, Farroupilha e Flores da Cunha formam a principal região brasileira de produção de vinhos finos. As famílias que chegaram receberam lotes de 24 hectares, e estabeleceram fortemente o cultivo de pêssego e milho, como também da vinha. Ainda com grande força na produção de vinhos de mesa, elaboradas com variedades americanas (vitis labrusca) e híbridas como a Bordô e a Isabel, a região vêm buscando, desde a década de 70, um aprimoramento na sua produção de vinhos finos, de variedades europeias (vitis vinífera).

Castas como a Cabernet Franc, Merlot e Cabernet Sauvignon já foram as principais na região, que nos últimos 20 anos vêm se destacando pela produção de vinhos espumantes de altíssima qualidade. Mais recentemente, alguns produtores tem despontado também com surpreendentes vinhos finos, buscando recuperar castas perdidas na história. Logo na chegada, entendemos que a Serra Gaúcha proporciona uma diversidade de lugares que apresentam características únicas. Esses micros terroirs se apresentam em diferentes “rotas” de visitação, que nos proporcionaram uma variedade de experiências distintas.

Em nossa primeira experiência em Bento Gonçalves, fomos ao Dall’Onder Grande Hotel conhecer a Cantina Cabernet. Nesse espaço subterrâneo para até 50 pessoas encontramos um ambiente acolhedor, onde são realizadas experiências de harmonização gastronômica com os vinhos finos da Serra Gaúcha. Enquanto conhecíamos o espaço, desfrutamos da Cave Geisse Brut 2015 a espera do menu degustação, composto de pratos muito bem elaborados e representativos da história da região, elaborados pelo Chef Gustavo Bonfiglio e harmonizados com vinhos pela Sommeliére Deisi Costa.

Vinhos da Harmonização do Dall’Onder

A entrada foi uma tábua com bruschetta de tomate cereja e pecorino, queijo labneh e polenta brustolada, acompanhada do espumante Don Giovanni Stravaganzza Brut. Em seguida tivemos uma salada de folhas mistas com crispes de bacon, abobrinha grelhada e ciabata, acompanhada do Peterlongo Presense Brut. Como primeiro prato, um risoto parmesano com tomilho e filé parmegiana com telha de parmesão, acompanhado do Aurora Chardonay Pinto Bandeira IP (Indicação de Procedência) 2015. Como segundo prato, uma bisteca suína com chutney de abacaxi e tortelli ao molho de tomate e canela, acompanhado do Miolo Merlot Terroir 2012. E, para finalizar, uma deliciosa polenta com gorgonzola com folhas de sálvia crocante, acompanhado do Dal Pizzol Cabernet Sauvignon 2013. Para fechar esse pecado eno gastronômico, a Panna Cotta ao vinho, Tiramissu e Canole, acompanhados do Don Laurindo Licoroso, um vinho surpreendente, com acidez exuberante.

Tiramissu Dall’Onder

A sommelière Deisi foi impecável na apresentação dessa experiência introdutória ao que viríamos a conhecer em loco nos dias subsequentes nas visitas às vinícolas. Quem quiser saborear essa experiência na Cantina Cabernet no Dall’Onder Grande Hotel precisa reservar com antecedência, pois o espaço é concorrido.

Para reservas:
www.dallonder.com.br/grandehotel/servicos/gastronomia

Texto e Fotos: Marcelo Soares, executivo de Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico, matemático, carioca de nascença e paulistanos de coração, estudioso de vinhos desde 1998. Participa de diversas confrarias, cursos, eventos e viagens enófilas.

 

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados