SMORREBROD – Quitute Escandinavo

O típico lanche escandinavo é a comida rápida mais popular para o almoço ou para um lanche saudável na Noruega, Dinamarca e Suécia

Em norueguês, sua pronuncia é “smúrebrô”, com a letra “u” sendo pronunciada como uma mistura de u+ i. É o almoço rápido por excelência nos três pequenos e desenvolvidos países da Escandinávia. São preparos rápidos e frios, que têm como base uma fatia de pão escuro, geralmente integral ou de centeio, cobertos com uma variedade de ingredientes, dentre os quais o mais usual é o camarão miúdo descascado e levemente cozido, acompanhado de salada com folhas verdes, pepino e creme azedo, mas também pode ser somente de vegetais, frango desfi ado ou mesmo carne bovina, sob a forma de pastrami ou tartar.

No passado, quando surgiu, o smorrebrod era bem mais simples: uma fatia de pão com pedaços de salsicha ou queijo por cima, uma comida rústica que trabalhadores da indústria levavam para comer no almoço. Sua popularidade aumentou muito na década de 1880 e, em 1883, estreou pela primeira vez no cardápio do Nimb, antigo restaurante em Copenhagen, capital da Dinamarca.

O grande impulsionador da fama do smorrebrod foi o dinamarquês Oskar Davidsen, um negociante de vinhos aficionado pela iguaria, que implantou um menu com nada menos do que 177 tipos de smorrebrod no restaurante que abriu em Norrebro, tradicional bairro de Copenhagen. Atualmente, a quinta geração da família Davidsen segue administrando o restaurante.

A brasileira Denise Guerschman viveu durante vários anos no norte da Noruega, onde, além de aprender o idioma e absorver os costumes do país, se apaixonou pela peculiar gastronomia da Noruega. De volta ao Brasil, ela se tornou chef e, desde então, se dedica a praticar e divulgar a culinária norueguesa. Denise promove eventuais jantares exclusivos para pequenos grupos, uma oportunidade de entrar em contato com a ainda pouco conhecida culinária nórdica. Para esta edição, a chef preparou três saborosas versões de smorrebrod. A partir destas receitas simples e rápidas, o leitor pode se aventurar por coberturas das mais variadas.

Para aqueles que desejam conhecer a curiosa culinária norueguesa, o restaurante Escandinavo, em São Paulo, é uma excelente opção. Pequeno e acolhedor, serve pratos de origens dinamarquesa, sueca e finlandesa, fruto das vivências de Denise pelos confins da Escandinávia.

Sugestão do Clube Paladar: reúna os amigos, abra um vinho branco leve e fresco (ou um espumante) para preparar e devorar deliciosos smorrebrods em uma tarde de sábado ou durante um brunch de domingo.

Escandinavo
Rua Deputado Lacerda Franco, 141, Pinheiros, São Paulo, SP – De quinta a domingo, em horários inicialmente experimentais de café da manhã, almoço, happy hour e brunchs – Informações: (11) 98606-3299

 

RECEITAS

SMØRREBRØD DE CAMARÃO

Smorrebrod de Camarão


Rendimento
4 porções

Ingredientes
4 fatias de pão de centeio
6 colheres de sopa de creme azedo (6 colheres de sopa de creme de leite fresco misturados com ½ colher de sopa de suco de limão-siciliano, uma pitada de sal e ponha para gelar)
200 g de camarões limpos, descascados e levemente cozidos
2 colheres de sopa de milho verde em conserva
1 colher de sopa de cebola roxa cortada em cubos pequenos
1 colher de sopa de pepino tipo japonês cortado em cubos pequenos
1 colher de sopa de pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
1 colher de chá de dill desidratado
2 fatias de limão-siciliano cortadas ao meio

Modo de Preparo
1 – Com o verso da colher, espalhe o creme azedo nas fatias de pão de centeio. Disponha os camarões previamente cozidos. Coloque o milho verde, os cubos de cebola roxa, o pepino japonês e o pimentão vermelho.
2 – Salpique dill sobre os smorrebrods. Decore com fatias de limão-siciliano e sirva em seguida.

 

 SMØRREBRØD DE SALMÃO (GRAVLAX)

Smorrebrod de Salmão

 

Rendimento
4 porções

Ingredientes
4 fatias de pão de centeio
6 colheres de sopa de creme azedo (6 colheres de sopa de creme de leite fresco misturados com ½ colher de sopa de suco de limão siciliano e uma pitada de sal e leve para gelar)
4 fatias de salmão curado (gravlax)
8 fatias de ovo caipira cozido por 6 a 7 minutos
4 ramos de erva doce ou dill
2 fatias finas de cebola roxa cortadas ao meio

Modo de Preparo
1 – Com o verso da colher, espalhe o creme azedo nas fatias de pão de centeio. Disponha a fatia de salmão curado. Coloque o ovo caipira cozido fatiado.
2 – Decore com dill ou erva doce e a fatia de cebola roxa. Sirva em seguida

 

SMORREBROD DE STEAK TARTAR

smorrebrod
Smorrebrod de Steak Tartar

 

Rendimento
4 porções

Ingredientes
4 fatias de pão de centeio
200 g de filé mignon limpo bem picadinho na ponta da faca
1 gema de ovo caipira
1 colher de chá de suco de limão-siciliano
1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon
1 colher de sopa de picles de pepino picadinho + 4 inteiros para decorar
1 colher de sopa de alcaparras picadas + 4 inteiras para decorar
1 batata pequena laminada finamente e frita em óleo de canola

Modo de Preparo
1 – Misture em um bowl a carne picada, a gema de ovo caipira, os picles de pepino em conserva picados, as alcaparras picadas e a mostarda Dijon.
Tempere com o suco de limão-siciliano.
2 – Passe uma generosa colherada desta mistura nas fatias de pão de centeio.
Coloque os chips de batata sobre a carne temperada.
Finalize com o picles de pepino e as alcaparras.
Sirva em seguida

 

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados