Taças ao ar livre: 4 programas para curtir um vinho fora de casa

Ideias de passeios para aproveitar as temperaturas mais amenas acompanhado de um bom vinho

vinho ar livre

O clima ameno e florido da primavera é perfeito para quem deseja passar mais tempo ao ar livre, curtindo a natureza. E a fim de tornar essa estação ainda mais prazerosa, selecionamos algumas dicas de lugares para que você aproveite o calorzinho e relaxe acompanhado de uma boa taça de vinho.

Uma dica de ouro é ficar atento às temperaturas mais altas antes de escolher o local. Por isso, cheque a graduação alcoólica do vinho, sua acidez e o tempo de envelhecimento. Com o calor, o ideal é que o nível de álcool seja de médio a baixo, pois, com o tempo de barrica mais curto e a acidez mais elevada, a bebida torna-se mais leve e fresca — características que combinam perfeitamente com o clima primaveril.

É importante também levar em consideração a temperatura em que os vinhos devem ser servidos, pois esse aspecto pode impactar a experiência.

Os tintos mais encorpados precisam ser mantidos entre 16 °C e 18 °C; os tintos comuns e os Porto pedem temperaturas entre 14 °C e 16 °C. Já os brancos, rosés e vinhos de sobremesa devem ser mantidos entre os 8 °C e os 12 °C; e os espumantes e brancos leves, entre os 6 °C e 8 °C.

Preparado? Então, confira as diferentes opções de passeios para “harmonizar” com suas bebidas favoritas.

1. Piquenique

Os piqueniques são ideais para quem adora degustar petiscos ao ar livre. A opção ainda pode ser aconchegante e romântica, quando a acomodação acontece sob as convidativas sombras de árvores, que protegem do calor excessivo. Para os fãs de tintos como Malbec e Cabernet Sauvignon, é uma boa apostar em versões jovens desses vinhos e em varietais com baixo teor alcoólico — especialmente em horários com temperaturas não muito elevadas, como os finais de tarde.

(Fonte: Unsplash)

2. Passeio no parque

Na hora de ir para o parque em períodos de sol forte e calor excessivo, opte por um Sauvignon Blanc jovem, com sua acidez e ausência de carvalho no paladar. Também são excelentes opções os vinhos verdes portugueses e espanhóis. Se você quiser variar, aposte na suavidade dos rosés.

(Fonte: Unsplash)

3. Piscina

As piscinas normalmente ficam em ambientes externos e mais expostos aos elementos, por isso o ideal é escolher vinhos que melhor harmonizam com esses locais. Aposte nas bebidas que ficam bem geladas, como os rosés, brancos, frisantes e espumantes que, além de serem leves e frescos, são perfeitos para degustação nesses locais.

(Fonte: Pexels)

4. Praia

Se as piscinas nos deixam mais expostos aos elementos, imagine a praia. Mas, não se preocupe. Os vinhos brancos, frisantes e espumantes são ótimas pedidas — desde que sejam mantidos na temperatura certa. Além de serem opções refrescantes, harmonizam com os cardápios de petiscos servidos à beira-mar, como os peixes empanados e sanduíches.

(Fonte: Unsplash)

Autoria: Maria Luciana Rincon y Tamanini.

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre