Takoyaki : O Delicioso Bolinho Japonês

Takoyaki: O fumegante bolinho de frutos do mar se tornou um hit de fim de semana na superfrequentada Feira da Liberdade

TAKOYAKI

Takoyaki é um bolinho de origem japonesa, popularmente encontrado em barracas de comida de rua naquele país. Takoyaki significa, literalmente, polvo frito ou grelhado.

Além do sabor e da textura deliciosos, o Takoyaki tem um método de preparo muito curioso. Diversas forminhas redondas são postas lado a lado, sobre uma chapa aquecida, e são preenchidas com uma massa de panqueca bastante fluida. Sobre a massa, são colocados vegetais e frutos do mar crus ou semicozidos. Os bolinhos começam a ser virados com o auxílio de um longo garfinho de tridente.

Takoyaki

O constante rolar dos bolinhos impede a formação de uma casca grossa, bem como dá tempo de cozinhar uniformemente a massa e o recheio. Além de serem virados o tempo todo, por um time de quatro homens muito hábeis, eles são sucessivamente transferidos de formas nas quais continuam sendo virados.

Vazia, a primeira forma recebe mais massa crua e recheios e, na última, no lado oposto, os bolinhos ficaram prontos. Eles então são retirados da forma e postos em barquetas descartáveis de papel, onde recebem o molho e as algas desidratadas. Estão prontos para serem devorados por uma multidão, que espera pacientemente na fila, em meio à muvuca.

Cuidado ao saborear o Takoyaki: sua superfície é quente, mas seu interior é insuspeitamente fumegante, chegando a 92ºC, suficiente para queimar a língua dos mais afoitos

E dá pra fazer o bolinho em casa? Esqueça. Vá à Feira da Liberdade, que acontece todos os sábados e domingos no bairro da Liberdade há 33 anos, e procure a barraca do Takoyaki (ou barraca do Ricardo).

É fácil encontrar: comumente, é onde estão a maior fila e a maior aglomeração de gente. Alguns restaurantes simples da região também servem o Takoyaki, eventualmente com variações nos recheios. E o que beber com o Takoyaki?Uma boa cerveja vai bem, mas, se a preferência for vinho, pense em borbulhas – um espumante simples, fresco e de boa acidez fará bonito com a massa delicadamente cremosa e com os frutos do mar.

Texto e Fotos: Marcos Amaral de Moraes

 

 

Receba mais conteúdo por e-mail


Posts relacionados