Temperos essenciais para quem adora cozinhar

O uso das especiarias certas dá sabor especial e identidade ao seu prato

temperos

Entender de temperos é uma questão fundamental para os amantes da boa culinária, pois são essenciais e transformam o sabor dos alimentos, deixando muitos pratos com um gostinho especial, além de dar identidade à gastronomia de diferentes países e regiões.

São tão importantes que, na época das grandes navegações, foram os temperos que fizeram com que os europeus desbravassem os mares a caminho das Índias e do Ocidente. Como o clima na Europa não permitia que as especiarias fossem cultivadas no continente, elas tinham altíssimo valor.

Listamos aqui os principais temperos que toda pessoa que adora cozinhar precisa ter em casa.

Cebola

A cebola é um tempero coringa, por isso vai bem com quase tudo. Pode ser encontrada em misturas prontas, mas, para os apreciadores do seu sabor característico, o indicado é consumir o alimento natural e apostar nas variações na hora de picar.

Alho

O alho, junto da cebola, é o queridinho da culinária brasileira. Ele pode ser consumido de diversas formas, mas as mais comuns são frito e assado, dando um toque especial na hora de refogar os alimentos. Devido ao seu sabor marcante, deve ser usado com cautela.

Cardamomo

Não muito comum no cardápio dos brasileiros, o cardamomo é uma especiaria típica da Índia. Pertencente à família do gengibre, tem muitas propriedades medicinais, seu aroma e sabor são marcantes, combinando com receitas de pães, doces e para marinar carnes (de frango ou bovina). De quebra, você ainda pode utilizá-la para variar seu café ou chá.

açafrão, ação, alecrim

(Fonte: Pexels)

Colorau

Essa especiaria é bastante usada no Brasil há muitos anos. O colorau é extraído da semente do urucum e costuma ser utilizado em carnes e molhos por conta da sua cor avermelhada — era, inclusive, utilizado como tinta pelos índios. O tempero tem um sabor levemente adocicado.

Canela

Falando em sabor adocicado, a canela é muito famosa pelo seu sabor e aroma. Combina com receitas que levam leite e até mesmo café, mas também é muito utilizada no preparo de doces. A especiaria oferece diversos benefícios à saúde, entre eles sensação de saciedade, combate a problemas respiratórios, além de ser rica em antioxidantes.

Cúrcuma

Outro tempero cheio de propriedades medicinas é a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Trata-se de um tempero amarelo, geralmente comercializado em pó, responsável por dar cor a sopas, carnes e até mesmo arroz.

Noz-moscada

Ainda falando sobre temperos levemente adocicados, não poderíamos deixar de citar a noz-moscada. Além do sabor marcante, essa especiaria tem aroma forte e vai bem em pratos encorpados, com queijos, massas, molho branco, sopas, abóbora e até mesmo no capuccino. Também pode ser usada em compotas. É um bom digestivo, diurético e um excelente anti-inflamatório gastrointestinal, mas é recomendado que seja utilizada com moderação, pois o consumo excessivo pode fazer mal a saúde.

Lemon pepper

O lemon pepper é um tempero composto por uma mistura de pimenta-do-reino e raspas de limão siciliano. Harmoniza muito bem com aves, carnes e saladas.

Tomilho

Cultivado em diferentes regiões do mundo, o tomilho é um parente da hortelã que vai muito bem com molhos, mas também pode ser utilizado no preparo de assados, em especial com aves. Suas folhas podem ser encontradas secas ou frescas.

 

Autoria: Felipe Lima Cascon.

Veja mais sobre

Posts relacionados