Vinhos: 7ª Settimana em São Paulo

Até domingo, São Paulo sedia o mais importante evento do calendário enogastronômico da capital paulista, a 7ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana. O Clube Paladar selecionou 12 vinhos italianos de excelente custo benefício, de diferentes territórios, tipicidades e estilos, para você saborear com a autêntica comida italiana.

Durante sete dias, 20 chefs italianos, cada um representando uma das 20 regiões italianas, oferecem dois menus completos em 20 restaurantes italianos de São Paulo. Abaixo, os 20 restaurantes que fazem parte da Settimana:

• Attimo per Quatro                                                  • Buttina
  • Pasquale                                                                • Sensi
  • Due Cuochi                                                            • Trattoria Fasano
  • Maremonti                                                              • Piselli
  • Vinheria Percussi                                                   • Santo Colomba
  • Vinarium                                                                 • Supra di Mauro Maia
  • Spadaccino                                                            • Picci
  • Ristorantino                                                            • Osteria Del Petirosso
  • Terraço Itália                                                           • Casa Santo Antonio
  • Friccò                                                                      • Tre Bicchieri

Além disso teremos diversos eventos interligados, como por exemplo entre 19 e 25 de Novembro , durante a Settimana Mundial que acontece nos 105 países nos quais a Itália possui representação diplomática, o Chef Alessandro “Bobo” Cerea, ensinará receitas tipicamente italianas como nhoque, risoto, entre outras em São Paulo.

O Clube Paladar, o Clube de Vinhos do Estadão selecionou 12 vinhos italianos de excelente custo benefício, de diferentes territórios, tipicidades e estilos, para você saborear com a autêntica comida italiana onde você preferir.

Sugestões
Mazzei Belguardo Serrata Toscana
Produzido com as uvas Sangiovese e Alicante, tem caráter inovador, aromas de ervas frescas, amora e um toque de chocolate.

San Marzano Taló Malvasia Nera Salento IGP 2013
Não é muito comum encontrar um vinho da uva Malvasia Nera com aromas tão ricos e tão aveludado no paladar. Um achado!

Rocca dei Mori Sursum Salento IGP 2012
Redondo e aveludado, tem notas frutadas, taninos finos e ótima acidez.

Santoro Sangiovese IGP Puglia 2015
Aromas de frutas vermelhas e, no paladar, frescor e acidez bem equilibrada. Um perfeito curinga para harmonizações, pois acompanha desde massas a carnes assadas e queijos.

Mannara Nero D’Avola 2015
Leve, redondo e macio, tem boa acidez para harmonizar e é um tinto muito fácil de beber.

Casanova Neri Rosso di Montaltino 2015
Com elegancia e estrutura de Brunello, um grande Rosso di Montalcino.

Broglia Il Doge Gavi DOCG
Frutas brancas frescas, com notas de amêndoas e flores. Um branco delicado e muito presente, perfeito para pescados e frutos do mar.

Mazzei Poggio Badiola Toscana IGT Magnum 2016
Produzido no coração da região de Chianti Classico, este vinho combina a sutileza da Sangiovese com a estrutura e maciez da Merlot. Aromas de cerejas e baunilha com notas tostadas e minerais.
Corte Giara Soave DOC 2017
Um vinhos perfumado com aromas de flores, pêssegos e toques vegetais. Muito fresco e delicado, perfeito para comida asiática e frutos do mar.

Miluna Rosso Puglia IGP 2017
Aromas de cerejas e ameixas com pitadas de especiarias. Encorpado e com taninos redondos, é equilibrado e fácil de beber.

Barone Montalto Acquerello Syrah Terre Siciliane IGT 2016 750mL
Frutas vermelhas maduras e alcaçuz vão do nariz à boca, ganhando um toque mentolado delicioso, com uma ponta de doçura.

Brancaia TRE Maremma IGT 2015 750mL
Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot compõem este vinho maravilhoso. Aromas de framboesas e amoras frescas, um toque de tabaco e muito caráter mineral.