Vinícola Matetic, uma experiência no Chile

Em férias no Chile? Conheça a vinícola Matetic, uma inesquecível experiência enológica próxima à capital Santiago

Chile Matetic
La Casona Hotel e Restaurante Equilíbrio

Uma das vertentes do turismo que mais cresce nos dias de hoje é o enoturismo. Cada vez mais, os viajantes procuram inserir o vinho e a gastronomia em suas viagens. No Chile, um país com intensa vocação vitivinícola e uma ampla variedade de vinhos produzidos nas suas regiões, uma das melhores opções em enoturismo é a vinícola Matetic

Situada no belíssimo Vale de San Antonio, próximo ao grande e famoso Valle de Casablanca, a Matetic é um empreendimento gerido por uma família de croatas originária da cidade de Rijeka (riêca), que emigrou para o Chile e se estabeleceu no norte da Patagônia em 1892.

Dentre os empreendimentos mais conhecidos do grupo pelos turistas brasileiros, estão os famosos hotéis Tierra Atacama, Tierra Patagônia e Tierra Chiloé.

Em 1999, após um longo estudo do clima e dos solos da região, a quarta geração da família plantou as primeiras vinhas nas encostas do Valle del Rosario, uma sub-região do Valle de San Antonio.

Por intermédio de seus estudos e da crença (que se mostrou correta) das potencialidades locais, eles se tornaram pioneiros na produção de vinhos de Syrah cool climate, ou seja, Syrahs produzidos em clima subtemperado no Chile.

Eleita a Vinícola do Ano em 2014 pela revista Wine & Spirits, a Matetic foi também pioneira no plantio e cultivo orgânico e biodinâmico, livre de produtos químicos. O resultado se expressa em vinhos elegantes, autênticos e de excelente tipicidade.

A vinícola situa-se a 120 km de Santiago, a capital chilena. Seus vinhedos estão localizados em um vale fechado, perpendicularmente orientado ao mar, com excelente luminosidade e condições muito propícias à produção de vinhos de qualidade.

Cabernet Sauvignon
Cabernet Sauvignon

A Estrutura

De olho na crescente procura dos turistas por experiências enogastronômicas, a vinícola criou uma estrutura para atender a demanda de turistas curiosos e exigentes.

O La Casona é um hotel exclusivo e instalado em um casarão em estilo colonial com apenas oito quartos luxuosos e o restaurante Equilíbrio, que oferece alta gastronomia em frutos do mar, peixes e carne de cordeiro.

As receitas internacionais e chilenas são criadas pelo chef Matías Bustos sob medida para os vinhos da vinícola.

Um casarão em estilo colonial com apenas oito habitações luxuosas e o restaurante Equilíbrio, que oferece excelente gastronomia em frutos do mar, peixes e carne de cordeiro, com pratos desenvolvidos para harmonizarem com os vinhos da vinícola

A vinícola possui três ambientes subterrâneos para o armazenamento de seus 1.800 barris, com umidade e temperatura controladas, onde os vinhos tintos permanecem de 12 e 22 meses em barricas de carvalho francês

Matetic
Vinícola Matetic
A Produção

Entre os excelentes vinhos, destacam-se os tintos Pinot Noir, Syrah e Winemakers Blend, este último um corte (blend) de uvas Malbec e Merlot, além dos brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Todos são produzidos com uvas orgânicas e seus rótulos são divididos em três diferentes linhas de vinhos: EQ, uma abreviação de equilíbrio, que evidencia o comprometimento da Matetic com a natureza; Corralillo, nome da adega ancestral no Vale do Rosário, que tem mais de um século de existência; e Matetic, em homenagem à família pioneira no cultivo da uva Syrah em clima subtemperado.

Antes do plantio das vinhas, foram feitas extensas análises de solo, bem como a identificação de variados microclimas, que identificaram as melhores parcelas de terreno. O resultado desses estudos foi determinante na seleção das variedades de uvas a serem plantadas.

Frequentemente, uma mesma variedade plantada em um vale cercado de montanhas e com pouca exposição ao sol resultará em vinhos diferentes daqueles produzidos em vinhedos plantados em encostas banhadas pela luz solar e expostos a temperaturas mais altas por períodos mais longos.

Tais estudos consomem tempo e recursos, mas são fundamentais para a obtenção dos melhores resultados – vinhos expressivos e únicos, que demonstram as melhores características de seus respectivos territórios.


Outros Negócios

Além dos vinhos, a Matetic tem na propriedade variadas iniciativas no agronegócio.

A atividade pioneira é, desde sempre,a pecuária, mas há outras mais recentes e ainda menos conhecidas, como o cultivo de frutas vermelhas, como framboesas e berries, plantadas de acordo com a mesma filosofia aplicada às vinhas: agricultura biológica e sustentável, com solos e plantas livres de pesticidas e fertilizantes químicos.

Há também a criação de alpacas para a obtenção de lã, bem como a produção de queijos naturais, cuja fermentação é feita com leveduras presentes nas flores secas do cardo, um arbusto espinhoso típico da região.

Tamanha preocupação resulta em produtos de excelência que encontram mercado entre consumidores ávidos por uma vida mais saudável e preocupados com as questões ambientais.

Para aqueles que não dispõem de tempo ou condições de se hospedar na vinícola, uma excelente opção é um bate e volta desde Santiago, pois a vinícola situa-se a pouco mais de 100 km da capital chilena.

 

Os vinhos da Viña Matetic encontram-se em www.clubepaladar.com.br

ONDE FICAR E COMER
La Casona Hotel e Restaurante Equilíbrio, dentro da própria vinícola.

Texto e Fotos: Johnny Mazzilli

Receba mais conteúdo por e-mail

Veja mais sobre

Posts relacionados